Tobermory: as águas turquesa de Ontario

Descobrindo a costa de Tobermory

Você sabia que existe um lugar em Ontario com águas turquesa e cristalinas que parecem saídas de um cartão-postal tropical?

Pois é, estamos falando de Tobermory, um destino que tem praia, trilhas, mergulho em naufrágios e paisagens que parecem de filme. Um destino perfeito para quem curte natureza, aventura e um pouco de sossego também.

Localizada no extremo norte da Bruce Peninsula, Tobermory é uma pequena vila portuária em Ontario, conhecida como a capital do mergulho no Canadá. Com águas azul-turquesa, naufrágios históricos e parques naturais preservados, a região nos encantou com sua natureza.

Aproveitamos o feriado do dia do trabalho, em 5 de setembro de 2023, e passamos 3 dias maravilhosos lá com amigos queridos. De London, a viagem leva cerca de 4 horas de carro (aproximadamente 300 km). A viagem em si é bastante cênica, atravessando belas paisagens de Ontario.

Por que Tobermory deve estar na sua lista?

Em primeiro lugar, a beleza natural desse lugar é simplesmente incrível. As águas turquesa de Ontario nessa parte do Lago Huron, com sua transparência, realmente impressionam! Tem praias lindas e, além disso, a região tem formações rochosas únicas, com grutas e uma vegetação diferente e exuberante.

Vista aérea de Little Cove, Tobermory.
Vista aérea de Little Cove

Em segundo lugar, para os amantes da natureza, Tobermory oferece uma infinidade de atividades ao ar livre. As inúmeras trilhas do Bruce Peninsula National Park passam por florestas e penhascos, com vistas espetaculares. 

E, como se não bastasse, a vila de Tobermory é uma graça!

O que fizemos em Tobermory nesses 3 dias

Dia 1: Prainhas e Centro da cidade

Chegamos em Tobermory já no começo da tarde, por conta de uma parada no meio do caminho (detalhes no final do post). Por isso, resolvemos dar uma explorada nos arredores da cidade, com passeios mais rápidos, para aproveitar o resto da tarde. E, com os dias mais longos no verão, foi a pedida certa.

Dunks Bay Beach

Nossa primeira parada foi a Dunks Bay, uma prainha linda, com águas cristalinas e areia clara. A praia é realmente pequena, comportando apenas algumas famílias ao mesmo tempo. Por isso, é recomendável visitá-la fora dos horários de pico para aproveitar melhor o espaço. Ela fica bem próxima da estrada principal. Vale a pena a visita, nem que seja somente para fotos. O visual é incrível!

Dunks Bay Beach, Tobermory.
Dunks Bay Beach
Dunks Bay Beach, Tobermory.
Dunks Bay Beach, Tobermory.

Essa parte toda da praia é particular e não se pode atravessar essa divisória de madeira que aparece na foto ao lado.

Little Cove Beach

Depois de Dunks Bay partimos a Little Cove, outra prainha de uma beleza incrível. Little Cove é uma enseada com margens de pedras calcárias localizada bem perto da vila de Tobermory. Assim como como a Grotto e Indian Head Cove, ela faz parte da Escarpa do Niágara. Suas águas são impressionantemente claras e foi aí que nos deparamos realmente com as águas turquesa de Ontario. Tem uma vista fantástica da Georgian Bay e sua beleza natural realmente oferece uma experiência única. Nosso amigo levou um drone e, pelas fotos aéreas, dá para ver como a água é cristalina. Passamos o tempo lá só admirando, nada mais.

Little Cove Beach, Tobermory.
Luisa e Bia, Little Cove Beach, Tobermory.
Vista aérea Little Cove Beach, Tobermory.
Vista aérea Little Cove Beach, Tobermory.

A Vila de Tobermory

Para fecharmos o primeiro dia, fomos até o centrinho de Tobermory para comermos algo e conhecermos a área. A vila é uma atração à parte, um charme, com pequenos comércios, lojinhas de artesanato, restaurantes e um pier bem longo. Foi uma delícia passear por lá, principalmente no final de tarde.

Comemos num restaurante super legal, à beira do pier, o Coconut Joe’s. Tem um bar no deck e os drinks e pratos estavam muito bons.

Pier de Tobermory, com o por do sol ao fundo.
Pier de Tobermory
Pier de Tobermory.
Entrada do restaurante Coconut Joe's no Pier de Tobermory.
Luisa e Bia caminhando pelo Pier de Tobermory.

Dia 2: Bruce Peninsula National Park

O Bruce Peninsula National Park é uma das áreas naturais mais espetaculares e populares de Ontário. Fica bem na ponta da Bruce Peninsula, que é uma longa faixa de terra que separa a Georgian Bay do Lago Huron. O parque é famoso por suas falésias de calcário da Escarpa do Niágara (Niagara Escarpment), que descem até as águas azul-turquesa da Georgian Bay.

Mapa da Bruce Peninsula.

As principais atrações de Tobermory ficam no Bruce Peninsula National Park e, por isso, tiramos um dia inteiro para conhecermos algumas delas.

Halfway Log Dump

Começamos, na parte da manhã, pela lindíssima Halfway Log Dump. Mais um exemplo das águas turquesa de Ontario. É uma área costeira deslumbrante na Georgian Bay, conhecida por suas grandes pedras de dolomito lisas e águas claras. Para chegar lá a trilha foi fácil, cerca de 1 km de caminhada plana, a partir do estacionamento até a costa, onde o terreno se torna rochoso.

Entrada do parque Halfway Log Dump, Tobermory.
Entrada Halfway Log Dump Park
Trilha no Halfway Log Dump, Tobermory.
Trilha da Halfway Log Dump

O visual é incrível! Tudo muito diferente do que já tinhamos visto nas praias dos grandes lagos de Ontario. As falésias deixam a paisagem ainda mais diferente e linda, sem falar na cor da água!

Praia de Halfway Log Dump.
Halfway Log Dump
Praia de Halfway Log Dump.
Praia de Halfway Log Dump
Vitor na praia de Halfway Log Dump.
Halfway Log Dump
Vista de cima da Halfway Log Dump.
Vista de cima da Halfway Log Dump

O Grotto

Depois de passarmos a manhã na Halfway Log Dump, voltamos para o estacionamento e seguimos para a área do parque Cypress Lake, que dá acesso ao Grotto e à Indian Cove Head.

Da entrada da trilha seguimos para a atração mais popular do parque. O Grotto é uma caverna natural à beira do lago, esculpida na costa calcária da Georgian Bay. Dentro da caverna há uma piscina de água cristalina e tons azul-esverdeados, conectada ao lago por um túnel subaquático, o que faz com que a água pareça brilhar em dias ensolarados.

Entrada parque Cypress Lake.
Entrada do Parque Cypress Lake
Trilha no parque Cypress Lake.
Trilha no Parque Cypress Lake

O acesso principal é pelo estacionamento P1 na área de Cyprus Lake, ao final da Cyprus Lake Road, cerca de 10 km ao sul de Tobermory. A trilha tem aproximadamente 1 km e é bem fácil, mas a aproximação final tem terreno rochoso e escorregadio, exigindo bastante atenção.

Grotto, Tobermory.
Grotto
Grotto, Tobermory.
Grotto
Rose e Vitor no Grotto, Tobermory.
Grotto
Grotto, Tobermory.
Grotto

Duas ressalvas importantes. Primeira, como o Grotto é a principal atração do parque, no verão fica lotado! E olha que fomos no final do verão. Segunda, a água é super gelada!

Indian Cove Head

Passarmos um bom tempo na Grotto apreciando a paisagem e tirando muitas fotos, em seguida caminhamos até a Indian Cove Head. Ela é uma enseada adjacente ao Grotto, com rochas planas e, claro, com as famosas águas turquesa de Ontario, perfeita para um mergulho, não fosse a água gelada, claro!

Aqui nessas fotos dá para ver a quantidade de gente visitando. Nos meses de julho e agosto o movimento é bem maior, por serem os meses mais quentes. Sabíamos que iria estar bem cheio, por ser um feriado, mas deu para explorar bem e tirar muitas fotos.

Indian Cove Head, Tobermory.
Indian Cove Head
Indian Cove Head, Tobermory.
Rose e Vitor, Indian Cove Head, Tobermory.
Indian Cove Head

Singing Sands Beach

Já quase no final do dia, saindo da Indian Cove Head, fizemos a caminhada de volta até o carro e seguimos para a praia Singing Sands, que também faz parte do Bruce Peninsula National Park. Esta praia fica no lago Huron e é conhecida por suas dunas e pelo som de “canto” de sua areia. É um local popular para nadar, possui um calçadão e trilhas, e oferece instalações para piquenique. Além disso, tem uma boa estrutura, com banheiros e chuveiros.

Placa com o nome da Singing Sands Beach, Tobermory.
Passarela de acesso a Singing Sands Beach.
Bia e Luisa na Singing Sands Beach, Tobermory.
Singing Sands Beach

Por do Sol

E para fechar esse dia para lá de especial, saímos da Singing Sands e fomos correndo até um canto do lago Huron para ver o por do sol. E que por do sol lindo registramos em Tobermory!

Por do sol em Tobermory.
Por do sol em Tobermory.
Por do sol em Tobermory.
Luisa tirando foto do por do sol em Tobermory.

Hospedagem

Hospedagem em Tobermory costuma ser bem cara. Como fomos com uns amigos, com quem sempre viajamos, alugamos uma casa (cottage) pelo Airbnb. O cottage foi um achado, pelo preço e pela localização. Eram dois quartos bem confortáveis e um terceiro bem pequeno, onde a Luisa e a amiga dormiram, mas somente um banheiro. Tinha uma boa estrutura, churrasqueira, varanda, local para fogueira. Deu até para assarmos uns marshmallows para os s’mores das meninas.

Fica aqui o link do Airbnb da casa.

Varanda da casa em Tobermory.
Fogueira no quintal da casa, assando smores.

Dicas importantes!

Visitar o Bruce Peninsula National Park exige planejamento e, de preferência, com uma certa antecedência. Isto porque os estacionamentos precisam ser reservados e, dependendo da época, é muito concorrido. Não se recomenda ir até o parque sem reserva e, para cada atração que se queira ver, é necessário uma reserva confirmada. Aqui vão umas dicas importantes sobre o período de reserva:

  • The Grotto e Indian Cove Head: de 1 de maio a 31 de outubro, estacionamento com 4 horas de duração, acesso pela Cyprus Lake Road.
  • Halfway Log Dump: de 15 de junho a 2 de setembro, estacionamento com 6 horas de duração, acesso pela Emmet Lake Road.
  • Little Cove: de 15 de maio a 15 de outubro, estacionamento com 4 horas de duração, acesso pela Little Cove Road.
  • Singing Sands Beach: estacionamento por ordem de chegada.

Com exceção da Singing Sands, não existe estacionamento por ordem chegada nas datas mencionadas acima. As reservas podem ser feitas online no site oficial do Parks Canada.

Paradas no caminho

Southampton

Se você quiser tirar o máximo de proveito dessa viagem, como nós fizemos, programe-se para sair cedo e fazer paradas estratégicas em pequenas cidades pelo caminho.  Na ida, paramos para almoçar em Southampton, uma cidadezinha charmosa, às margens do Lago Huron. Fica a cerca de uma hora e meia de Tobermory. Passamos cerca de duas horas lá, andamos um pouco pelo centrinho e pelo calçadão da praia. A praia é bem bonita e a rua principal e cheia de lojinhas bacanas também. A que mais nos agradou foi a Southampton Olive Oil Company, uma loja de azeites em que você pode provar todos os azeites e balsâmicos disponíveis. Os azeites são excelentes!

Loja de azeite em Southampton.
Loja de azeites
Acesso a praia de Southampton.
Acesso à praia de Southampton
Rua principal em Southampton.
Rua principal Southampton

Sauble Beach

Na volta, já que tínhamos que desocupar a casa na parte da manhã, fizemos uma parada em Sauble Beach, voltando para casa. Passamos a tarde toda nessa praia super gostosa. O dia estava maravilhoso, muito sol e água agradável. Gostamos tanto que voltamos depois. Confira no próximo post.

Bia e Luisa na praia, Sauble Beach.
Sauble Beach.
Letreiro Sauble Beach.

Resumindo a história

Tobermory é um destino imperdível! Foi uma viagem inesquecível, com o visual único da Georgian Bay e do Lago Huron. A águas turquesa, as falésias, as praias, a cidade, tudo muito encantador. Portanto, se você está em busca de um lugar que te conecte com a natureza e te encante com paisagens de tirar o fôlego, Tobermory é o seu próximo destino!

Agora queremos saber: Qual dessas maravilhas de Tobermory te deixou mais curioso para explorar? Conta pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *