Dois dias em Ottawa gastando pouco

Que tal uma escapada de verão para Ottawa gastando pouco? 

Se você está procurando um destino incrível para explorar sem estourar o orçamento, Ottawa é uma excelente escolha! Neste post, compartilhamos como foram os dois dias incríveis que passamos em Ottawa gastando pouco.

London a Ottawa

Em agosto de 2023, decidimos dar uma esticada até Ottawa para conhecer a capital canadense durante o feriado Civic Day de Ontário. Além disso, foi uma ótima oportunidade para sair da rotina, explorar um novo destino.

Saindo de London, onde moramos, são aproximadamente 630 km. O Google Maps estima um tempo de viagem de pouco mais de 6 horas. Contudo, viajando no nosso ritmo e contando as paradas, levamos umas 7 horas. Dependendo do dia, o trânsito na travessia por Toronto pode ser complicado, mas, apesar disso, não tivemos problemas.

Como os dias de verão são bem longos, achamos que daria para explorar bastante e fazer um passeio diferente e bacana. Então, arrumamos as malas na sexta-feira à noite e saímos no sábado bem cedinho. Passamos dois dias inteiros na cidade e voltamos na segunda. Embora o tempo tenha sido curto, foi suficiente para conhecermos muita coisa e não sair do orçamento! 

Ottawa é a segunda maior cidade de Ontário e a quarta maior do Canadá. Inegavelmente, é um lugar cheio de vida no verão, as temperaturas são super agradáveis e tem muitas atrações para explorar ao ar livre.

Focamos nos principais pontos turísticos. Exploramos muito a cidade a pé, mas deu tempo até de uma incursão fora do roteiro para conhecer uns bairros à beira do canal Rideau.

Dia 1: Parlamento, Canal Rideau e o Mercado Byward 

O Parlamento do Canadá 

O edifício do Parlamento, com sua arquitetura neogótica e a famosa Torre da Paz, é um dos cartões-postais mais icônicos do Canadá. Foi nossa primeira parada, no primeiro dia, e realmente impressiona! Os jardins ao redor são igualmente lindos.

Nós não entramos no prédio, mas, se você tiver mais tempo, os tours guiados são gratuitos. E, além disso, oferecem uma excelente oportunidade de aprender sobre a história política do Canadá. A Torre da Paz, proporciona uma vista panorâmica incrível da cidade.

Parlamento Canadense em Ottawa e a Torre da Paz.
Parlamento

No verão, de julho a setembro, há um evento gratuito imperdível. É um espetáculo multimídia 360° de luzes e som, chamado Northern Lights Sound and Light Show. Esse show transforma a fachada do Parlamento em uma tela gigante! Ele conta a história do Canadá por meio de projeções e música. É um show emocionante, e ainda tivemos a sorte de presenciar uma queima de fogos no final! Portanto, essa é uma excelente dica para aproveitar Ottawa gastando pouco.

Dica: chegue cedo para garantir um bom lugar no gramado e aproveitar a atmosfera especial ao ar livre.

Nesse video dá para ver um pouquinho da apresentação multimídia.

Parlamento à noite, com queima de fogos ao fundo.
Queima de fogos no Parlamento

O Canal Rideau

O Canal Rideau, um Patrimônio Mundial da UNESCO, atravessa toda a cidade de Ottawa. É um dos sistemas de canais operacionais mais antigos da América do Norte, com 202 km de extensão. No inverno, ele se transforma na maior pista de patinação no gelo do mundo, com quase 8 km de extensão. Por outro lado, no verão, é um paraíso para atividades ao ar livre, como passeios de barco, caiaque, pesca, caminhadas e ciclismo. 

Barco elétrico percorrendo o canal Rideau.
Canal Rideau em Downtown

As eclusas do Canal Rideau são um dos aspectos mais fascinantes e históricos desse sistema de navegação. Elas foram construídas no início do século XIX e ainda hoje funcionam de maneira manual, preservando a engenharia original. Assim, as eclusas ainda são usadas por barcos recreativos e funcionam da mesma forma que há quase 200 anos.

As eclusas são câmaras que permitem que barcos subam ou desçam entre diferentes níveis de água. Podem ser vistas de perto nos jardins atrás do Hotel Fairmont Château Laurier, que é um dos pontos mais fotogênicos da cidade.

São, sobretudo, uma atração turística do verão, porque podemos assistir ao seu funcionamento e ver os barcos subindo ou descendo. 

Eclusas do Canal Rideau, vista da ponte.
Canal Rideau – vista da ponte
Canal Rideau no bairro Old Ottawa East.
Canal Rideau – Old Ottawa East

Exploramos essa região a pé e, posteriormente, dirigimos até Old Ottawa East. Este é um bairro charmoso com casas antigas e terraços voltados para o canal, um cenário encantador! Com sua combinação de história, beleza natural e experiências culturais, o Canal Rideau é certamente um destino imperdível para qualquer visitante em Ottawa.

Veja aqui o video bem bancana que fizemos do canal.

Byward Market

O ByWard Market é um dos mercados públicos mais antigos da América do Norte e um dos pontos mais vibrantes de Ottawa. À primeira vista ele impressiona, repleto de restaurantes, lojas e bancas de comida, e, além disso, é uma ótima opção para explorar a gastronomia local. Lá, experimentamos o BeaverTails, uma massa frita deliciosa com diversas coberturas. Tem opções de comidas de vários tipos e preços, ou seja, é uma excelente opção para comer bem em Ottawa gastando pouco.

Durante nossa visita, almoçamos um sanduíche em um dos pequenos restaurantes do prédio principal. Escolhemos um bem de frente para a movimentada William Street e aproveitamos para observar o vai e vem da região. Para a sobremesa, não resistimos às lindas vitrines da pâtisserie Le Moulin de Provence, famosa por suas delícias e por ter recebido uma visita de Barack Obama, cuja foto ainda estampa as paredes do local.

O dia estava perfeito para esse passei, confira no video.

Rose e Luisa na William Street, com restaurantes com varandas floridas ao fundo.
William Street
Vista de cima e dentro do mercado Byward.
Byward Market

Localizado bem no coração do mercado, o letreiro OTTAWA é uma parada obrigatória para fotos. Porém, é difícil conseguir uma foto sem muitas pessoas em volta.

Rose, Vitor e Luisa em frente ao Letreiro Ottawa.

Dia 2: Maman, Parques e Aviation and Space Museum

No segundo dia continuamos a explorar o centro da cidade a pé. Em primeiro lugar fomos conferir a famosa escultura da aranha gigante e, depois, caminhamos por dois parques incríveis e, finalmente, conhecemos o museu de aviação. Em resumo, outro dia explorando Ottawa sem gastar muito.

“Maman” a Aranha Gigante

Em frente à National Gallery, no coração de Ottawa, está uma das esculturas mais icônicas da cidade: “Maman”, uma impressionante obra de arte criada pela renomada artista francesa Louise Bourgeois.

Com cerca de 9 metros de altura e 10 metros de largura, a escultura é feita de bronze, aço inoxidável e mármore. Seu corpo e pernas metálicas criam uma presença marcante, principalmente por conta de um saco contendo 26 ovos de mármore, que fica embaixo da aranha, que simboliza maternidade e proteção.

Criada como uma homenagem à mãe da artista, que era tecelã, Maman representa força, trabalho, resiliência e inteligência. Além de ser uma obra impressionante por suas dimensões e detalhes, a escultura desperta diferentes emoções nos visitantes, assim como admiração e um certo fascínio.

Por isso, Maman é outra parada imperdível para quem visita Ottawa.

Rose e Vitor com a escultura Maman ao fundo, no centro de Ottawa.
Maman

Confederation Park

Primeiramente, fomos conhecer o Confederation Park que é um parque urbano e fica às margens do Canal Rideau, no centro da cidade. Apesar do ritmo acelerado de downtown, o parque é um refúgio verde, com muitas árvores e monumentos históricos.

Ao longo do ano o parque é palco de diversos eventos culturais, sendo os principais:

  • Winterlude: No inverno o parque se transforma em um dos pontos centrais desse famoso festival, com esculturas de gelo e atrações interativas.
  • Canada Day Celebrations: Durante o Dia do Canadá (1º de julho), o parque costuma receber apresentações e atividades comemorativas.
  • Ottawa International Jazz Festival: No verão, o parque é um dos locais onde ocorrem shows de jazz ao ar livre.

Em seguinda, depois de uma pausa para descanso, partimos para outro parque encantador, o Major’s Hill Park.

Major’s Hill Park

Localizado em um ponto elevado, entre o Château Laurier e o Rio Ottawa,  ele oferece vistas incríveis do Parliament Hill, assim como do Canal Rideau e do Rio Ottawa. 

O parque fica entre o imponente Hotel Fairmont Château Laurier e a histórica Ponte Alexandra. Essa ponte de treliça de aço conecta Ottawa (Ontário) a Gatineau (Quebec). Dessa forma, o parque oferece uma visão privilegiada da entrada das eclusas.

Com gramados amplos e trilhas arborizadas, o Major’s Hill Park é perfeito para uma caminhada tranquila, fotos panorâmicas ou simplesmente para apreciar a paisagem.

No verão, o parque fica repleto de flores e áreas verdes bem cuidadas, sendo um ótimo local para piqueniques e caminhadas. Além disso, na primavera, abriga parte do Canadian Tulip Festival, um dos eventos mais famosos de Ottawa.

Em resumo, visitar esses parques incríveis também é uma excelente forma de conhecer Ottawa gastando pouco.

Rose no Confederation Park.
Confederation Park
Rose e Luisa no Major´s Hill Park.
Major’s Hill Park

Aviation and Space Museum

Em seguinda, no final do dia seguimos para o museu Aviation and Space. Sim, no final desse texto vocês irão entender o porque deixamos para o final do dia.

Canada Aviation and Space Museum é um dos museus mais importantes do Canadá dedicados à aviação e exploração espacial. Localizado num antigo aeródromo militar, ele não só proporciona uma experiência envolvente mas, também, educativa. É para visitantes de todas as idades, combinando história, inovação e interatividade.

Tem uma das maiores e mais completas coleções de aeronaves do mundo. Abriga mais de 130 aviões e helicópteros, além de inúmeros artefatos espaciais. Entre os destaques estão aeronaves da Primeira e Segunda Guerra Mundial, aviões civis e militares, assim como protótipos raros que marcaram a evolução da aviação.

Na seção dedicada à exploração espacial, o museu exibe itens que destacam as contribuições do Canadá para o setor, incluindo o Canadarm, o famoso braço robótico utilizado nas missões dos ônibus espaciais da NASA.

O que é bacana nesse museu é que os visitantes podem ver as aeronaves de perto, entrar em algumas delas, aprender sobre seu funcionamento. Por isso, a Luísa amou esse museu.

Além disso tudo, há uma loja de presentes com livros, modelos de aviões e itens exclusivos para os apaixonados por aviação.

Dica importante se o seu plano é conhecer Ottawa gastando pouco. O museu fecha às 17h, mas se você fizer reserva online para entrada às 16h, o ingresso é gratuito. Nós aproveitamos essa dica e, embora com apenas uma hora, conseguimos ver quase tudo! 

Luisa dentro de um avião no museu aeroespacial de Ottawa.
Avião antigo no museu aeroespacial de Ottawa.

Dicas de onde comer e se hospedar em Ottawa gastando pouco

Ottawa tem uma ótima variedade de restaurantes acessíveis, que vão desde sanduíches artesanais até pratos mais elaborados a preços justos. Além das redes de fast food conhecidas, como ja dissemos, o ByWard Market é uma excelente opção para fazer refeições saborosas e autênticas em Ottawa gastando pouco.

Comidas típicas que você precisa provar

O Poutine é um dos pratos mais adorados da culinária canadense. É preparado com batatas fritas crocantes, queijo coalho e molho gravy, geralmente à base de caldo de carne. Já experimentamos o poutine em vários lugares e percebemos que o sabor e a qualidade podem variar bastante. Isso por conta do molho, que pode ser incrivelmente saboroso ou, em alguns casos, ter um gosto mais artificial.

Outro clássico é o BeaverTails. Trata-se de uma massa frita fininha e crocante, moldada no formato de uma cauda de castor. Tem várias coberturas, como açúcar e canela, chocolate, Nutella, frutas ou até mesmo combinações salgadas. Sobremesa perfeita para um lanche enquanto explora a cidade.

Beaver Tale de chocolate e banana.
Beaver Tail
Luisa tomando sorvete em frente ao mercado Byward.
Byward

Hospedagem em Gatineau

Escolhemos nos hospedar em Gatineau, que fica na província de Quebec, pois as tarifas dos hotéis eram consideravelmente mais baratas. Como o foco era visitar Ottawa gastando pouco, a economia foi significativa.

Reservamos o Comfort Inn Gatineau para essa estada, pois encontramos uma excelente promoção. Além disso, Gatineau fica a apenas 10 minutos de carro do centro de Ottawa, o que tornou a estada prática e econômica.

Curiosidade sobre ficar do lado francês. Assim que você cruza para o lado francês todas as placas de trânsito mudam do inglês para o francês e, além disso, no hotel o inglês era bem menos utilizado. Depois que fizemos o check-in fomos almoçar num shopping que fica ao lado do hotel e tivemos outra surpresa. Além de opções de restaurantes diferentes das que existem em Ontário, o inglês era bem pouco falado, o que foi uma surpresa.

Resumindo nossa escapada para Ottawa

Ottawa surpreendeu com sua história, cultura e opções ao ar livre. Com um pouco de planejamento, dá para aproveitar os encantos da cidade sem extrapolar o orçamento. Cada dia foi uma experiência memorável! Explorar a capital canadense no verão pode ser uma aventura imperdível e acessível!

E você, já conhece Ottawa? Compartilhe suas historias conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *