Três dias em Montreal: Uma Viagem Inesquecível!
Montreal, a metrópole vibrante
Já se perguntou se é possível explorar uma cidade grande e culturalmente rica em poucos dias? Nós embarcamos nessa aventura e descobrimos que sim, é possível fazer muita coisa em Montreal em três dias!

Nossa Aventura Começa: Viagem de Carro de London
Em agosto de 2024, celebramos o aniversário da Rose com mais uma viagem e passamos três dias em Montreal. Afinal, nossos presentes sempre incluem uma viagem! Inicialmente, saímos de London, de carro. São, aproximadamente, 725 km e umas 9 horas de viagem, com paradas. Contudo, nem sentimos muito o tempo passar, pois as paisagens e a expectativa de conhecer uma cidade que há muito queríamos conhecer ajudaram a encurtar a viagem.
Montreal, uma cidade de Contrastes e Encantos
Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e a maior de Quebec. A população é de, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes na cidade e mais de 4 milhões na região metropolitana. Com influências francesas visíveis em sua arquitetura deslumbrante, Montreal tem uma atmosfera vibrante e alto astral. Além disso, a cidade é um mosaico de história, cultura e gastronomia. A mistura do charme europeu com a modernidade canadense cria um ambiente único e acolhedor.

Dia 1: Centro Histórico
Começamos nosso primeiro dia explorando o coração histórico da cidade e seus pontos turísticos mais icônicos.
Basílica de Notre-Dame e Place d’Armes
Começamos pela famosa Basílica de Notre-Dame, um verdadeiro símbolo da cidade. Ela oferece uma experiência visual deslumbrante, a visita interna é paga, mas vale cada centavo. A basílica é uma maravilha arquitetônica com mais de 300 anos, sua nave é lindíssima, com vitrais incríveis e uma iluminação esplendorosa.
Em seguida, passamos um tempo na Place d’Armes, que fica ao redor da basílica e que oferece vistas incríveis da igreja e estátuas históricas.
Centro Histórico e Antigo Porto
Depois, fomos passear pelo Vieux-Montréal (o centro histórico da cidade) com suas charmosas ruas de paralelepípedo e arquitetura histórica. A rua mais famosa é a Rue Saint-Paul, andamos bastante por ela, tem muitas lojas e restaurantes, muita gente na rua, tem um clima bem animado. Então, paramos para comer um crepe na Crêperie St.Paul, a loja é um charme e o crepe delicioso.
Depois do lanche delicioso, caminhamos até o Porto Antigo de Montreal (Vieux-Port). Durante o verão, essa área tem feiras, apresentações de artistas de rua e eventos culturais, muitos deles gratuitos. Passeamos pelo Calçadão de Promenade du Vieux-Port, que tem vistas incríveis do Rio São Lourenço.
Além disso, fizemos tudo a pé, o que tornou o passeio ainda mais especial. A caminhada nos permitiu apreciar cada detalhe da cidade, desde os pequenos cafés até os grandes monumentos.
Dia 2: Dois pontos turísticos que não podem faltar
Oratório de São José do Mont-Royal
Começamos o segundo dia com uma visita ao Oratório de São José do Mont-Royal (Saint Joseph’s Oratory of Mount Royal), um dos marcos religiosos mais importantes de Montreal, é uma atração única. O oratório, que fica localizado na encosta do Mont-Royal, tem entrada gratuita e suas escadarias imponentes oferecem uma vista panorâmica da cidade incrível.
Além disso, seus jardins são um convite à contemplação. Os jardins coloridos e as áreas de descanso proporcionam um ambiente tranquilo para relaxar e apreciar a vista.
Parc du Mont-Royal
Em seguida ao Oratório, pegamos um uber para o Parc du Mont-Royal, o principal parque da cidade, lindíssimo!
Foi projetado por Frederick Law Olmsted, o mesmo paisagista do Central Park de Nova York, o parque é um refúgio verde perfeito para atividades ao ar livre no verão.
Igualmente ao oratório, o Mirante Kondiaronk, que fica dentro do parque, tem uma vista espetacular do centro da cidade, ideal para fotos panorâmicas. O acesso ao parque é totalmente gratuito, tem trilhas, áreas para piquenique e até mesmo um passeio tranquilo ao redor do Lago dos Castores (Lac aux Castors).
Nesse segundo dia exploramos a cidade de metrô, pois nos hospedamos em Downtown e esses pontos ficam bem longe do hotel. Só entramos novamente no carro para ir embora.
Dia 3: Parque Olímpico e Mercado
Vila Olímpica e Biodôme
Finalmente, no terceiro e último dia fomos conhecer o parque olímpico e o famoso mercado Jean-Talon. No último dia na cidade fomos conhecer a área da Parque Olímpico de Montreal, um marco icônico construído para os Jogos Olímpicos de 1976 e que hoje abriga algumas atrações muito bacanas. Primeiro, fizemos uma visita ao Estádio Olímpico, famoso por sua arquitetura única, você pode caminhar ao redor do estádio gratuitamente, admirando sua estrutura imponente e os jardins ao redor.
Depois fomos visitar o Biodôme de Montreal, que fica no mesmo complexo. Nossa ida ao parque olímpico teve como foco conhecer o Biodôme, porque era uma atração que a Luisa queria ver. Esse espaço incrível recria cinco ecossistemas das Américas, desde florestas tropicais até ambientes árticos, permitindo uma experiência imersiva com a fauna e a flora de cada região. Embora a entrada seja paga, é uma atração que vale a pena para famílias, a Luísa amou essa visita.
Outra atração imperdível em Montreal é o Jardim Botânico, mas nesse roteiro tivemos que escolher entre Biodôme e Jardim Botanico, por conta do tempo. A decisão ficou a cargo da Luisa e o vencedor foi o Biodôme.
Mercado Jean-Talon
O Mercado Jean-Talon é um dos maiores e mais antigos mercados públicos de Montreal, localizado no bairro de Little Italy. É uma das atrações favoritas tanto para locais quanto para turistas, graças à sua vibrante atmosfera, produtos frescos e diversidade cultural.
Esse mercadão é um paraíso gastronômico, além dos alimentos básicos, oferece queijos artesanais, carnes, peixes, pães frescos, especiarias, chocolates e produtos de panificação feitos localmente.
Dentro e ao redor do mercado, há pequenos cafés e restaurantes que oferecem uma experiência gastronômica única. É o local perfeito para experimentar os sabores de Montreal, desde poutines até pratos gourmet preparados com ingredientes locais.
Gastronomia em Montreal
Em Quebec, gastronomia é assunto sério e Montreal é um paraíso para quem gosta de comer. Tem opções para todos os bolsos e tem vários restaurantes baratos para quem quer experimentar a comida local sem gastar muito. A seguir listamos alguns lugares imperdívesi que vocês não pode deixar de ir, ainda mais porque essas dicas foram dadas por colegas canadenses que vivem em Montreal.
E os croissants! Um dos melhores que já comemos. As padarias são também famosas, fizemos questão de atravessar a cidade para tomar café da manhã em uma delas.
- Bagels de Montreal no St-Viateur Bagel — um clássico do local.
- Poutine na La Banquise — famoso prato típico da região, imperdível!
- Sanduíches no Schwartz’s Deli — experiência única com carnes defumadas.
- Cafés e doces na Juliette et Chocolat — delícias a preços razoáveis.
- Creperie St.Paul: Um delicioso crepe no centro histórico, perfeito para um lanche rápido e saboroso.
- Les Co’Pains d’abord: a padaria onde tomamos café da manhã, um dos melhores croissants que já comemos na vda.
Sobre o Schwartz’s Deli
O Original World Famous Schwartz’s Deli foi fundado em 1928, é uma das delicatessens mais icônicas da cidade, conhecida pela qualidade e sabor do seu tradicional sanduiche de smoked meat.
O sanduíche é preparado com carne defumada fatiada generosamente e servido em pão de centeio, imperdível! Vá com tempo, pois sempre tem fila na porta.
Wienstein & Gavino’s
Para o aniversário da Rose fomos ao Wienstein & Gavino’s na badalada Rue Crescent, um restaurante incrível, que combina ao mesmo tempo um charme rústico e sofisticado.
Tem três andares e uma cozinha aberta. O menu oferece principalmente pratos italianos e os preços são bem convidativos!
E, por falar na Rue Crescent, essa é uma das ruas mais badaladas de Montreal.
Repleta de restaurantes, bares e vida noturna, especialmente no centro da cidade, é uma atração popular tanto para turistas quanto para moradores locais.


O metrô de Montreal
O metrô é uma ótima opção para se locomover pela cidade, com estações próximas a quase todas atrações turísticas. Além do mais, existem passes diários por $10 e passes de três dias por $19, o que é econômico para quem vai usar o transporte várias vezes.
Assim, nos nossos três dias em Montreal, só pegamos o carro para voltar para casa. Andamos muito a pé e usamos muito o metrô. Conseguimos explorar diversos pontos turísticos sem preocupações sobre onde estacionar, aproveitando cada momento da nossa viagem.
Hospedagem
Vale destacar que conseguimos uma promoção incrível no Hyatt Place Montreal, em downtown, que, além de incluir café da manhã, tem uma localização privilegiada. O hotel fica em frente a uma praça com uma estação de metrô. No térreo, há uma galeria com um excelente supermercado. Percebemos que downtown oferece opções de hotéis muito bons com preços razoáveis.
Resumindo
Resumindo, nossa viagem de Montreal em três dias foi uma experiência rica e memorável, repleta de descobertas e momentos especiais. Planeje sua viagem com antecedência, dessa forma, é possivel escolher um hotel bem localizado e explorar a cidade a pé e de metrô. E não deixe de experimentar a gastronomia local e se encantar com a cultura vibrante de Montreal.
E você, tem alguma dica para compartilhar sobre Montreal?
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.