Quebec City além das muralhas
Explorando Quebec City e a Ilha de Orleans
Sabia que além das muralhas do centro histórico Quebec City existe um outro ponto turístico incrível? Nós passamos dois dias inteiros em Quebec City e ainda deu tempo de conhecer um outro lugar bacana fora da cidade.

Depois de encerrar nossa aventura em Montreal, partimos em direção a Quebec City, em uma viagem de carro que durou cerca de duas horas. Assim, começamos a segunda parte da viagem com muita curiosidade para explorar um dos locais mais antigos da América do Norte. Passamos dois dias inteiros na cidade, explorando não apenas o centro histórico, mas também a encantadora Île d’Orléans, uma grata surpresa em nosso roteiro.
Quebec City: Um Berço da História na América do Norte
Fundada em 1608 por Samuel de Champlain, Quebec City é um tesouro histórico e berço da colonização europeia no Canadá. O bairro de Old Quebec (Vieux-Québec) foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO, com suas fortificações bem preservadas e charme europeu. Visitar Quebec City no verão foi incrível, ruas vibrantes, eventos ao ar livre e dias longos para explorar cada canto histórico. Em apenas dois dias é possível conhecer os principais pontos turísticos, provar a deliciosa gastronomia local e aproveitar o clima agradável para passeios a pé.
Dia 1: Old Quebec
Começamos nosso passeio pelo coração da cidade, explorando as ruas de paralelepípedos e os monumentos históricos de Old Quebec.
Château Frontenac e Terrasse Dufferin
O majestoso Château Frontenac, um dos ícones de Quebec, o hotel mais fotografado do mundo, nos impressionou com sua arquitetura imponente. É possível entrar no hotel para conhecer o interior luxuoso, mas a vista de fora faz jus a tudo que ouvimos falar dele.
Em seguida, fomos caminhar pelo Terrasse Dufferin, um calçadão amplo de madeira com vista panorâmica para o Rio St. Lawrence e arredores da cidade. O deck de madeira se estende ao longo da encosta, proporcionando uma vista deslumbrante do rio e da Île d’Orléans.
Além disso, explorar essa área a pé nos permitiu apreciar cada detalhe da cidade.
Quartier Petit Champlain, Place-Royale e Notre Dame
Depois de andarmos por todo terraço Dufferin, descemos para a parte mais baixa – e também mais antiga – da cidade. O acesso pode ser feito pelo funicular, que liga a parte alta ao Quartier Petit Champlain, ou pelas escadas. Isso nclui a famosa Escalier Casse-Cou (Escada Quebra-Pescoço), uma das mais antigas e icônicas de Quebec.
Ao chegar ao quarteirão de Petit Champlain pelas escadas, nos deparamos com uma das áreas comerciais mais antigas da América do Norte. Um charmoso calçadão de paralelepípedos repleto de boutiques, galerias de arte, restaurantes e lojinhas de produtos locais.
Em seguida, a uma quadra do Petit Champlain, chegamos a Place-Royale, onde Samuel de Champlain fundou a cidade em 1608. Ficamos encantados com seus prédios históricos e atmosfera colonial. Ademais, o charme do local é complementado por cafés aconchegantes e bares animados.

Nessa praça fica também a Notre-Dame-des-Victoires, uma pequena e charmosa igreja que data de 1688, sendo uma das mais antigas da América do Norte. Para finalizar nosso passeio pela Old Quebec, paramos para uma foto no Mural da Cidade de Quebec. Com 420 m², retrata figuras históricas importantes da cidade, contando, por meio da arte, um pouco da rica trajetória de Quebec.
Resumindo, explorar as ruelas antigas da parte baixa de Old Quebec é uma experiência única, repleta de charme e história.
Explorando a Cidade Alta
Depois de explorarmos os encantos do centro histórico, partimos para a parte alta da cidade.
Place d’Armes e Citadelle de Québec
Primeiramente caminhamos pela Place d’Armes, uma elegante praça cercada por arquitetura imponente e passamos pela Basílica de Notre-Dame de Québec (não se compara a de Montreal, mas é muito bonita também), é a primeira catedral católica ao norte do México.
Depois, seguimos em direção ao portal das muralhas, que marca a transição para a parte moderna da cidade. Exploramos a Citadelle de Québec, uma fortaleza militar ativa que abriga o Regimento Real e onde, durante o verão, ocorre a tradicional troca da guarda.
Plains of Abraham e Battlefields Park
Mais adiante da Citadelle, estende-se a vasta área do Plains of Abraham e Battlefields Park. Essa área foi palco da histórica batalha de 1759 entre britânicos e franceses. Um confronto decisivo que selou o destino do Canadá como colônia britânica.
Hoje, esse espaço verde é um dos mais belos da cidade. Além disso, tem uma vista linda do Rio São Lourenço.
Assim, concluímos o dia 1, explorando quase todos os cantos da cidade a pé, criando muitas memórias e com muitas fotos.
Dia 2: Além das muralhas, descobrindo a Île d’Orléans
A Île d’Orléans é um paraíso campestre a poucos minutos de Quebec City. Com uma atmosfera bucólica e paisagens lindas, a ilha encanta com suas vinícolas charmosas e fazendas locais.
Com quase 7.000 habitantes permanentes, a Ilha de Orleans é composta por 6 vilas, cada um com características próprias, mas com um charme em comum.

- Sainte-Pétronille: Conhecida por seu cenário pitoresco e a mais próxima de Quebec.
- Saint-Laurent: Possui uma rica herança marítima e belas vistas.
- Saint-Jean: Uma vila vibrante com uma atmosfera animada e lojas locais.
- Saint-François: Oferece vistas lindas do Rio São Lourenço e é conhecida por sua igreja histórica.
- Saint-Pierre: Possui uma bela igreja, tem uma atmosfera rural.
- Sainte-Famille: A maior das vilas, conhecida por sua rica história e paisagens agrícolas.


Sem falar nos tradicionais sugar shacks ou cabane à sucre, que é uma cabana ou estabelecimento onde se produz e oferecem uma grande variedade de produtos à base de maple syrup, além de refeições e música, durante a alta temporada.
Uma das cabanas mais bem cotadas é a Relais des Pins, e foi nossa primeira parada na ilha. Infelizmente, não deu para ter a experiência de almoçar lá porque a temporada das atividades vai de fevereiro a abril. Mas, as lojinhas ficam abertas durante todo o ano, compramos lá maple syrup e açúcar de maple, uma delícia!



Percorremos a ilha de carro, pelas suas estradas pitorescas, atravessando do lado mais próximo a Quebec City até a região oposta. Andamos por um caminho repleto de pequenos comércios, restaurantes familiares e fazendas que vendem produtos frescos e artesanais.
Você pode consultar também este guia bem completo da ilha, tem informações bem bacanas.
Nossas paradas na ilha
Após esse passeio pelas estradas, fomos até o lado sul da ilha.
Paramos para um café na Chocolaterie de Île d’Orléans. Localizada em uma charmosa casa histórica, a chocolateria oferece um ambiente aconchegante. Além do mais, de seu terraço tem-se uma vista incrível de Old Quebec.
Mais tarde, fizemos uma pausa para o almoço no Café-Boutique La Maison Smith, um café charmoso que também possui uma filial na Place-Royale também. Os sanduíches estavam maravilhosos.
Antes de encerrar o dia, a última uma parada. Uma visita a uma vinícola que descobrimos ao acaso, a Ste-Pétronille Winery. Situada em uma região elevada, a vinícola oferece uma vista privilegiada dos vinhedos com o rio ao fundo. O local possui um sistema inovador, onde você adquire um cartão com créditos para degustação. São duas máquinas que servem diferentes vinhos, permitindo escolher a quantidade exata que deseja provar. Para completar a experiência, do lado externo da vinícola funciona uma pizzaria bastante disputada. Com um ambiente descontraído, os visitantes podem saborear uma deliciosa pizza artesanal em um terraço cercado por jardins e vinhedos.
A Île d’Orléans foi, sem dúvida, uma gratíssima surpresa, oferecendo uma combinação perfeita de gastronomia, cultura e paisagens inesquecíveis.
Além disso, a Île d’Orléans oferece uma variedade de outras atrações:
- Vinícola Côte de Beaupré
- La Ferme de l’Île – uma fazenda comunitária com produtos da estação
- Passeios de bicicleta – alugue uma bike e percorra as trilhas da ilha
Gastronomia
Novamente, a gastronomia foi um dos pontos altos da viagem.
Quebec City
- Cafés e restaurantes na Place-Royale: restaurantes charmosos e sabores locais.
- Restaurantes em Old Quebec: variedade de comidas e preços.
- Le Pub Des Borgia: bem aos pés da Escalier Casse-Cou, encontramos esse aconchegante pub, onde decidimos parar para almoçar e aproveitar o movimento vibrante da Rue du Petit Champlain, preço excelente e comida muito boa!
Delícias da Île d’Orléans
- Chocolaterie de Île d’Orléans: chocolates artesanais muito bons
- Café-Boutique La Maison Smith: sanduíches e refeições deliciosas
- Ste-Pétronille Winery: pizza artesanal muito boa, vinho local razoável
Hospedagem em Quebec City: Conveniência e preço
Hospedar-se no centro histórico é bastante caro, então, escolhemos o Hotel & Suites Le Dauphin, localizado à beira da Highway 40, em Quebec City além das muralhas. A região tem um aspecto mais industrial, mas o hotel se destaca pela boa localização, com fácil acesso tanto à rodovia quanto à entrada da cidade e, claro, preço ótimo.
A poucos minutos de carro, há um bom supermercado, onde compramos alguns itens para preparar no micro-ondas do quarto, uma opção prática para uma refeição rápida. Além disso, o hotel oferece um ótimo café da manhã e conta ainda com uma piscina coberta e aquecida, ideal para relaxar após um dia explorando Quebec.
Para fechar
Quebec City foi uma experiência rica e memorável, com muita história, cultura e natureza. O centro histórico é maravilhoso, um charme europeu em todos os cantos. A Île d’Orléans foi uma incrível surpresa, não esperávamos econtrar um lugar pitoresco e lindo tão perto de Quebec City. E, claro, a gastronomia quebecois local não desaponta!
Tem alguma dica bacana e diferente em Quebec City? Compartilhe conosco!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.